Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação DCTV 2005 Cultivo de açaí em terra firme : a cultivar Pará

Cultivo de açaí em terra firme : a cultivar Pará

Dia de Campo na TV apresenta o cultivo de açaí em terra firme

Arquivos para download Vídeo WMV - Cultivo de açaí em terra firme - a cultivar Pará

O programa apresenta a primeira cultivar de açaí de terra firme do País. Trata-se da cultivar Pará, desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental. O Pará – maior produtor nacional de açaí – é também o primeiro a lançar a única cultivar de terra firme dessa fruteira no mundo, que apresenta como principais características: alta produtividade e precocidade no início da produção (aos 3 anos), que garante a frutificação em baixas alturas.

A cultivar Pará apresenta alta produtividade, precocidade e maior rendimento de polpa.
Foto: Everaldo Nascimento

A cultivar Pará é resultado de três ciclos de seleção e suas plantas apresentam características altamente desejáveis como precocidade de produção, produtividade de fruto (10 t/ha aos oito anos) e maior rendimento de polpa. Apresenta bom perfilhamento e outras características de interesse em terra firme. Específica para área de terra firme, ela permite uma significativa redução no custo de produção, desde a preparação do solo, passando pelos tratos culturais, até a colheita dos frutos. Outra grande vantagem é que a atividade é considerada uma excelente opção para os agricultores familiares amazônicos, contribuindo para a sua inserção no agronegócio regional.

Estima-se que, somente em Belém, haja cerca de três mil pontos de venda de açaí já processado e um consumo diário em torno de 440.000 kg. E a cada dia cresce o interesse de outros Estados brasileiros pela fruteira nativa da Amazônia. O Rio de Janeiro, por exemplo, consome cerca de 500 toneladas por mês e São Paulo, 150 t. Para outros países seguem aproximadamente mil toneladas mensalmente, principalmente para o Japão, Holanda, Estados Unidos e Itália. Neste caso, o açaí segue em forma de mix – um composto que mistura o suco do açaí a outros produtos como guaraná e acerola –, dando-lhe uma roupagem de produto natural e saudável.

 

2005/11/11
Embrapa Amazônia Oriental