Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação DCTV 2005 Manejo de insetos-praga e doenças na cultura do tomateiro

Manejo de insetos-praga e doenças na cultura do tomateiro

Cuidados para tratar as doenças do tomateiro

Arquivos para download Vídeo WMV - Manejo de insetos-praga e doenças na cultura do tomateiro

A Embrapa Hortaliças desenvolve um trabalho de melhoramento do tomateiro para processamento industrial e para mesa, buscando a obtenção de cultivares que aliem produtividade e resistência múltipla a doenças, além do sabor e teores de compostos benéficos à saúde como o licopeno (substância com forte atuação na prevenção de câncer) e a vitamina C. Esse trabalho resultou no lançamento das cultivares de tomate tipo longa vida (Duradoro), com elevado teor de vitamina C e resistência a quatro doenças; do tipo italiano (San Vito), com excelente sabor, teor elevado de licopeno e resistência a sete doenças. Também foi possível a obtenção de várias linhagens com fontes de resistências a viroses, bacterioses, nematoses e doenças fúngicas.

Muitos produtores fazem a escolha da cultivar para plantio baseando-se apenas no potencial produtivo sem levar em conta o custo de produção. A escolha de materiais que oferecem resistência múltipla a doenças é o primeiro passo para baixar o custo de produção, obtendo alimentos mais seguros com menor carga de agrotóxicos e manter a lucratividade do produtor. Por isso, junto com o melhoramento para obtenção de cultivares superiores de tomate, a Embrapa Hortaliças desenvolveu projetos de manejo racional das moléstias que atacam o tomateiro, otimizando o uso de insumos agrícolas com menor carga de agrotóxicos.

No programa serão destacadas as doenças que mais prejudicam a cultura do tomateiro, os sintomas, incidências e os cuidados no manejo.

 

2005/07/01
Embrapa Hortaliças