Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação DCTV 2009 Cultivo de aipim orgânico
Navigation
Banners
Videoteca Digital Embrapa
Veja nossos vídeos
Próximo DCTV
Confira o próximo tema
Sistema Embrapa de Bibliotecas
Navegue na cultura
Memória Embrapa
Projeto Memória Embrapa
Minibibliotecas
Projeto Minibibliotecas
Prosa Rural
Programa de rádio da Embrapa
Livraria Embrapa
Adquira publicações da Embrapa

Cadastre-se e receba periodicamente, informações sobre o Dia de Campo na TV.
Clique aqui

 

Cultivo de aipim orgânico

O tema principal do Dia de Campo na TV é “Cultivo do aipim orgânico”. O programa será exibido sexta-feira, 7 de agosto, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30, com reprise às 15h30. A programação do DCTV é transmitida também pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), aos domingos, a partir das 7h. São responsáveis pela produção a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília–DF) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas–BA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Arquivos para download Vídeo WMV - Cultivo de aipim orgânico

Foto: Léa Cunha

Cultivo orgânico

A cultura da mandioca tem grande potencial de produção em sistemas orgânicos já que é uma cultura de elevada rusticidade e pouco dependente de insumos externos. O produtor pode aproveitar materiais que tem na sua propriedade, como esterco de gado, urina de vaca e manipueira, o resíduo líquido da prensagem das raízes de mandioca, para o cultivo do aipim ou macaxeira, nomes populares da mandioca.

A mandioca orgânica comercializada na forma in natura ou processada como farinha, fécula, ou em produtos minimamente processados (pré-cozido e congelado) e chips são alternativas para agregar valor e possibilitar até mesmo a exportação, explica o pesquisador Jaeveson Silva.

 

2009/08/07
Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Email: leacunha@cnpmf.embrapa.br
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical