Personal tools
You are here: Home Programação DCTV 2011 Compostagem de carcaça de bovinos
Navigation
Banners
Videoteca Digital Embrapa
Veja nossos vídeos
Próximo DCTV
Confira o próximo tema
Sistema Embrapa de Bibliotecas
Navegue na cultura
Memória Embrapa
Projeto Memória Embrapa
Minibibliotecas
Projeto Minibibliotecas
Prosa Rural
Programa de rádio da Embrapa
Livraria Embrapa
Adquira publicações da Embrapa

Cadastre-se e receba periodicamente, informações sobre o Dia de Campo na TV.
Clique aqui

 

Compostagem de carcaça de bovinos

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Compostagem de carcaça de bovinos. O programa vai ao ar dia 25 de março pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo, 27, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

Foto: Arquivo Embrapa
Preparação da compostagem
Preparação da compostagem

As carcaças de grandes e médios ruminantes causam graves problemas ao meio ambiente. As carcaças desses animais se decompondo em áreas abertas facilitam a transmissão de doenças, afetando outros animais e até mesmo o homem. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, enterrar as carcaças também traz riscos, porque a decomposição dos animais gera chorume e o resultado pode ser a contaminação do lençol freático, rios e lagos.
Dados zootécnicos apontam que o índice de mortalidade de bovinos pode atingir 3% do rebanho em condições normais. Em situações extremas, como raios, enchente, seca ou mudanças bruscas de temperatura, esse índice pode subir de forma significativa. No último inverno, por exemplo, o Mato Grosso do Sul registrou a morte de cerca de três mil cabeças de gado devido ao frio.
A compostagem é a proposta ambientalmente correta para o destino dos animais mortos. Trata-se de processo controlado de decomposição de animais. As carcaças são depositadas sobre matéria vegetal (folhas de árvores, galhos, restos de silagem, serragem, picados em tamanho máximo de 2 cm) e esterco seco, e em um mês um bovino é totalmente decomposto, sem produzir chorume ou mau cheiro, podendo restar apenas alguns ossos mais resistentes.
O Brasil já desenvolve cotidianamente a compostagem de pequenos animais, como suínos e aves. A expectativa da Embrapa Gado de Leite e da Embrapa Caprinos e Ovinos é de que a técnica conquiste o produtor. Otenio diz que o processo não demanda tanta mão-de-obra nem impacta de forma significativa os custos de produção, considerando o retorno positivo para o meio ambiente.
Os trabalhos de compostagem desenvolvidos fazem parte do Projeto de Gestão Ambiental da Embrapa. Os pesquisadores que estão à frente das ações foram capacitados na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Na Embrapa Gado de Leite a compostagem é realizada no Campo Experimental de Santa Mônica, em Valença – RJ.
O Dia de Campo na TV sobre Compostagem de carcaça de bovinos é uma produção da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
2011/03/25
Gado de Leite
Rubens Neiva – jornalista MTb 5445 – MG
Email: neiva@cnpgl.embrapa.br
Telefone: (32) 3311 7510
Gado de Leite

Colaborador URL
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br