Personal tools
You are here: Home Programação DCTV 2011 Monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro
Navigation
Banners
Videoteca Digital Embrapa
Veja nossos vídeos
Próximo DCTV
Confira o próximo tema
Sistema Embrapa de Bibliotecas
Navegue na cultura
Memória Embrapa
Projeto Memória Embrapa
Minibibliotecas
Projeto Minibibliotecas
Prosa Rural
Programa de rádio da Embrapa
Livraria Embrapa
Adquira publicações da Embrapa

Cadastre-se e receba periodicamente, informações sobre o Dia de Campo na TV.
Clique aqui

 

Monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro. O programa vai ao ar dia 1º de julho pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo, 3, às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

Arquivo
Frutos danificados por doenças
O mamão é cultivado em quase todo o Brasil, com destaque para os estados da Bahia, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte, responsáveis por cerca de noventa por cento da produção nacional. Mas a cultura enfrenta pragas e doenças que reduzem a qualidade externa e interna do fruto, prejudicando a comercialização para mercados mais exigentes e, principalmente, para a exportação.
Com o  objetivo de estabelecer níveis de controle ecologicamente compatíveis com as exigências do mercado, a Embrapa Mandioca e Fruticultura desde 2007 faz o monitoramento e o controle de pragas e doenças do mamoeiro no extremo sul da Bahia. O trabalho de monitoramento  e controle de pragas e doenças é feito nas fazendas Palmares, em Porto Seguro, Guairá, em Prado, BS, em Teixeira de Freitas e São Benedito, em Itamaraju, em parceria com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), a Adab  (Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia) e a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).
O monitoramento e  o controle são fundamentais para o sistema de Produção Integrada de Mamão, que gera frutas certificadas, visivelmente saudáveis e com menos produtos químicos, o que leva à preservação ambiental.
As principais pragas monitoradas na região são o ácaro branco, o ácaro-rajado e a cochonilha. As doenças são podridão de Phytophthora, mancha de Corynespora e pinta preta, a mais danosa das três, que pode infectar tanto as folhas como os frutos. Elas podem acontecer em três fases: no viveiro de mudas, no campo e na  pós-colheita. Existem ainda as doenças de vírus mancha anelar e meleira, cujas plantas infectadas devem ser obrigatoriamente erradicadas e levadas a local seguro para descarte.
As medidas de controle geralmente recomendadas baseiam-se em práticas caras, algumas delas potencialmente agressivas ao meio ambiente, como é o caso da aplicação de fungicidas. Com o monitoramento e o controle de pragas e doenças o resultado foi uma redução de até 53% no número de aplicações quando comparado ao sistema convencional.


O Dia de Campo na TV sobre Monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro é uma produção da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

2011/07/01
Mandioca e Fruticultura
Léa Cunha - jornalista (DRT-BA 1633)
Email: leacunha@cnpmf.embrapa.br
Telefone: (75) 3312 8076
Mandioca e Fruticultura

Colaborador URL
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br