Personal tools
You are here: Home Programação DCTV 2012 Produção de mudas de muricizeiro
Navigation
Banners
Videoteca Digital Embrapa
Veja nossos vídeos
Próximo DCTV
Confira o próximo tema
Sistema Embrapa de Bibliotecas
Navegue na cultura
Memória Embrapa
Projeto Memória Embrapa
Minibibliotecas
Projeto Minibibliotecas
Prosa Rural
Programa de rádio da Embrapa
Livraria Embrapa
Adquira publicações da Embrapa

Cadastre-se e receba periodicamente, informações sobre o Dia de Campo na TV.
Clique aqui

 

Produção de mudas de muricizeiro

O Dia de Campo na TV mostra nesta edição a “Produção de mudas de muricizeiro” como tema principal. O programa vai ao ar no dia 16 de março pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 18, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

 Foto: Walnice Nascimento
 cachos de muricizeiro
No Norte é conhecida por muruci, no Nordeste e Centro-Oeste, por murici. O muricizeiro é uma espécie rústica que se adapta muito bem a solos arenosos com pouco nutrientes e é indicada para áreas degradadas e para composição de sistemas agroflorestais (SAFs), o que a torna ainda mais atrativa e vantajosa aos produtores. Do fruto do murici é extraída a polpa que serve para o preparo de sucos, sorvetes, cremes e doces, mas o murici já ocupa espaço como ingrediente em pratos sofisticados de alguns chefs de cozinha. O alimento tem um bom valor nutricional, sendo rico em cálcio, potássio, magnésio e ferro, além de ser fonte de vitamina C.
Com mercado consumidor garantido, é uma fruta que poderá ser produzida em escala comercial e o trabalho de pesquisadores Embrapa Amazônia Oriental visa garantir a produção da fruta com estudos do melhor meio de propagação, enxertia e criação de clones da planta, que aceleram e uniformizam a germinação das sementes, permitindo maior rapidez na produção de mudas enxertadas.
As pesquisas com o muricizeiro fazem parte do projeto Melhorfruta, que abrange estudos de melhoramento genético de quatro frutíferas nativas do Brasil: bacurizeiro, camucamuzeiro, taperebazeiro e o muricizeiro, todas promissoras para a agroindústria e para a geração de emprego e renda para o agricultor familiar. O projeto prevê a seleção e disponibilização de genótipos. Isso estimulará a produção de mudas das frutíferas nativas por viveiristas, os quais passarão a contar com técnicas eficientes de propagação e cultivares competitivas disponíveis no mercado. O novo sistema de produção de mudas conduz à germinação de 80 a 90% das sementes num prazo de apenas 40 dias. Associado aos procedimentos de adubação, possibilita que o porta-enxerto fique pronto entre quatro a cinco meses depois da semeadura, quando em condições naturais, levaria cerca de um ano e meio para ser produzido.
O Melhorfruta é um projeto em rede, coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental, executado em conjunto com a Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e Embrapa Rondônia (Porto Velho).
O Dia de Campo na TV sobre Produção de mudas de muricizeiro foi produzido pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
2012/03/16
Izabel Drulla Brandão- jornalista (MTb MTb 1084/PR)
Email: izabel@cpatu.embrapa.br
Telefone: (91) 3204 1200
Embrapa Amazônia Oriental

Colaborador URL
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br