Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
Document Actions

Editores

by Raquel Siqueira de Lemos last modified 15/12/2010 12:09



Jürgen Döberainer (1966–1976)

Jürgen Döbereiner formou-se na Faculdade de Medicina Veterinária da Ludwig-Maximilian-Universität München, Alemanha (1950). Neste último ano veio ao Brasil, com a esposa engenheira-agrônoma, Johanna Döbereiner, e formou-se pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, hoje UFRRJ (1954). Obteve o grau de M.Sc. in Veterinary Science pela University of Wisconsin-Madison, USA (1963), como fellow da Rockefeller Foundation. Foi editor da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) durante 10 anos e, desde 1981,  é editor da revista Pesquisa Veterinária Brasileira publicada pelo Colégio Brasileiro de Patologia Animal e, a partir de 2007, em parceria com outras sociedades científicas.

 
Luiz Carlos Cruz Riascos (1976-1995)

Luiz Carlos Cruz Riascos, o “Dr. Cruz”, era conhecido pela criação dos periódicos Extensión en las Americas, na Colômbia, e Revista Theobroma, na Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), Bahia. Em 1976, foi convidado para ser editor da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), transferindo-a do Rio de Janeiro para Brasília em 1977. A partir daí, por 19 anos, fez do seu entusiasmo e otimismo o combustível com o qual supria a falta de equipe e dos recursos materiais e financeiros necessários à sua edição. A revista, por vezes, atrasou, mas jamais deixou de circular. Luiz Cruz faleceu em 1995.

 

Allert Rosa Suhet (1995–2009)

Engenheiro-agronômo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1971) e mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1975). Pesquisador II da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com experiência na área de comunicação científica, foi membro do corpo editorial e editor da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) durante 14 anos. Coordenou a publicação de artigos na internet da Embrapa, na Plataforma SciELO e a implantação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer). Atuou principalmente nos seguintes temas: feijoeiro, ferro, zinco, micronutrientes, fixação de nitrogênio e produção de matéria seca.

 

Emilson França de Queiroz (2009-atual)

Engenheiro-agrônomo pela Escola Nacional de Agronomia (ENA) da então Universidade Rural do Brasil (1965), pertencente ao Ministério da Agricultura. Mestre em Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (1988). Em 1974, fez parte da equipe fundadora do Centro Nacional de Pesquisa de Soja, da Embrapa, localizado em Londrina, onde atuou na liderança e execução de pesquisa na área de agrometeorologia da cultura da soja. Em 1991, atuou na gestão da Política de Ciência e Tecnologia, no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. Como pesquisador Atua, desde 2009, como editor da revista.