Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Notícias Embrapa lidera ranking das instituições que mais pedem patentes no Brasil
Document Actions

Embrapa lidera ranking das instituições que mais pedem patentes no Brasil

by UCR-NE last modified 18/05/2011 15:21

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lidera a lista das instituições de pesquisa brasileiras que mais solicitaram patentes em 18 anos, com 167 pedidos. É o que aponta o estudo “Instituições de Pesquisa Não Acadêmicas Brasileiras - Utilização do Sistema de Patentes de 1990 a 2007”, realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com a pesquisa, as instituições do país fizeram no período 673 pedidos de patentes, com forte participação das entidades públicas, superior a 73% de representação. Outro dado importante é o crescimento expressivo dos pedidos entre os anos de 2000 e 2005, puxado, principalmente, por instrumentos como a Lei de Propriedade Industrial de 1996, que ampliou as possibilidades de patenteamento a campos anteriormente vetados. Nestes cinco anos foram registradas 264 solicitações, ante 157 nos anos 90.

 

Também ocupam lugar de destaque no ranking o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com 71; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com 69; a Fiocruz, com 50; e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), com 47.

 

A pesquisa foi divulgada na semana passada e está disponível para download neste link:
http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/informacao/estudos_html

 

Fonte: Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI