Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2005 Amonização de palhadas

Região Semi-Árido

Aproveitamento da palhada, do bagaço de caju e quantificação de uréia

Arquivos para download Arquivo MP3 - Amonização de palhadas

Prosa Rural apresenta a tecnologia de amonização de palhadas para alimentação animal

 

A utilização do mato seco e restos de vegetação pode ser uma ótima alternativa para o pequeno produtor que não tem condições de comprar rações para o rebanho na época da seca. ‘Os produtores podem aproveitar as plantas ressecadas, que geralmente são abandonadas na roça, para alimentação animal com o uso da amonização de palhadas, técnica muito fácil e barata.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Semi-Árido (Petrolina – PE) apresenta informações sobre como usar a técnica. A amonização é o resultado da ação do gás amônia sobre o mato seco. Esse gás é obtido quando se mistura uréia à água. Ele atua nas partes endurecidas do mato provocando o amolecimento do material e restituindo parte de seu valor protéico. Desta forma esse material fica em condições de ingestão pelos animais.

Para fazer a amonização de 100 kg de material seco, são necessários 25 litros de água e 4 kg de uréia. O produtor precisa também dispor de uma lona plástica que é para envolver o material tratado e não permitir que o gás se evapore antes do material estar amolecido. A equipe da Embrapa Semi-Árido recomenda fazer e armazenar o mato amonizado próximo do local onde os animais são normalmente alimentados.

 

2005/10/01
15'
Marcelino Ribeiro (DRT-BA 1127)
Email: marcelrn@cpatsa.embrapa.br
Telefone: (87) 3862-1711
Embrapa Semi-Árido