Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2006 Controle de febre aftosa nos bovinos de corte

Região Centro-Oeste / Sudeste

Época adequada de controle.

Arquivos para download Arquivo MP3 - Controle de febre aftosa nos bovinos de corte

O controle da febre-aftosa é o tema de estréia do Prosa Rural no Centro-Oeste

 

Em outubro de 2005, foi dignosticada a febre afotsa em bovinos em propriedades do sul do estado de Mato Grosso do Sul. O estado que possui cerca de 25 milhões de cabeças e participa com 45% de toda carne exportada pelo Brasil, passa por problemas pois, no aspecto econômico, a febre aftosa provoca barreiras na exportação da carne bovina, causando prejuízos para os produtores, empresários e famílias rurais todos os setores da cadeia da carne.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande - MS) apresentará aos produtores informações sobre como a doença afeta a economia do País e como eles podem tentar sair dessa crise lembrando que a melhor forma de garantir a saúde dos animais é através por meio da vacinação.

A febre aftosa é uma doença contagiosa e infecciosa causada pelo vírus por um aftovirus, que ataca todos os animais de casco biungüiculado (que apresenta duas unhas). O vírus permanece ativo na medula óssea do animal, mesmo depois de morto. E pode ser disseminado pelo ar, água e alimentos.A febre aftosa raramente afeta os seres humanos, isso só acontece se houver exposição massiva.

 

2006/02/01
15'
Cezar Silveira
Email: eliana@cnpgc.embrapa.br
Telefone: (67)3368-2142
Embrapa Gado de Corte