Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2006 Doenças das bananeiras

Região Norte

Informações sobre as principais doenças que atacam a bananeira e medidas de controle.

Arquivos para download Arquivo MP3 - Doenças das bananeiras

O programa de rádio da Embrapa fala sobre as doenças da bananeira

 

Uma das frutas mais cultivadas em todo o mundo constituindo-se como importante fonte de alimento, a banana é constantemente atacada por diferentes doenças, causadas normalmente por fungos, bactérias, vírus e nematóides. Se o agricultor não reconhece logo que sua lavoura está doente pode perder até 100% da produção.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Amapá, (Macapá - AP) trará informações sobre quatro das principais doenças que atacam o bananal: Sigatoka-Negra, Sigatoka-Amarela, Mal do panamá e Moko. Alguns fatores como o uso de variedades não adaptadas às condições da região, a baixa produtividade dos solos, o manejo inadequado da cultura e as altas temperaturas, contribuem para a disseminação dessas doenças na região norte.

Os ouvintes vão saber quais são os principais sintomas de cada uma delas, como identificá-los e também como evitar que plantas doentes contaminem as sadias. O uso de variedades resistentes é uma boa alternativa para prevenir a contaminação dos bananais por estas e outras doenças.

 

2006/11/01
15'
Elizabete Ramos
Email: bete@cpafap.embrapa.br
Telefone: (96) 3214-1551
Embrapa Amapá