Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2006 Sistema brangantino: rotação de culturas alimentares

Região Norte

Conjunto de técnicas para cultivo rotacionado de arroz, milho, feijão-caupi e mandioca na agricultura familiar.

Arquivos para download Arquivo MP3 - Sistema brangantino : Rotação de culturas alimentares

O programa de rádio da Embrapa fala sobre sistema bragantino de rotação de culturas

 

A técnica de rotação de culturas em que são cultivados diferentes produtos, alternadamente em uma mesma área, é indicada para manter a produtividade do solo. Essa técnica é mais lucrativa para o produtor e menos prejudicial ao meio-ambiente do que o modelo agrícola tradicional, baseado na derrubada e queima.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) trará informações sobre o sistema que propõe o cultivo em rotação e consórcio das quatro culturas de maior importância sócio-econômica no Nordeste do Pará: a mandioca, o feijão-caupi, o milho e o arroz. As principais bases do sistema bragantino são a correção da fertilidade do solo - necessária uma vez que os solos do nordeste do Pará são naturalmente fracos; adoção de espaçamentos diferenciados e também da prática do Plantio Direto, ou seja, o plantio sem arar ou gradear a área de cultivo.

O Sistema Bragantino é apropriado tanto para a agricultura familiar, muito presente na região norte, quanto para a agricultura empresarial, que vem crescendo na região. Para o pequeno agricultor, uma grande vantagem da adoção desse sistema é o aumento da produtividade: ao comparar com a média estadual, a produtividade que se obtém em um hectare cultivado no “Sistema Bragantino” é a mesma que obtida em 10 hectares cultivados em outros sistemas.

 

2006/12/25
15'
Izabel Brandão (MTb 1084-PR)
Email: izabel@cpatu.embrapa.br
Telefone: (91) 3299-4527
Embrapa Amazônia Oriental