Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2007 Aumento da lucratividade com diversificação de culturas

Região Semi-Árido

Combinação de culturas agrícolas para melhor aproveitamento da área, maior lucratividade e constância de renda

Arquivos para download Arquivo MP3 - Aumento da lucratividade com diversificação de culturas

Diversificação das culturas é boa estratégia para aumentar a lucratividade de pequenos produtores

  

A diversificação de culturas possibilita a obtenção de bons resultados principalmente para o produtor que dispõe de uma propriedade pequena e conta com pouco capital. O uso de pequenas áreas para plantar várias culturas diferentes é uma forma de diminuir o risco de insucessos, gerando aumento da produção, da lucratividade, além de proteger o solo.

Durante o programa, o pesquisador João Gomes da Costa e o produtor Fernando Pimentel conversam com José Carlos Caires explicitando as vantagens da adoção da diversificação de cultura. Fernando Pimentel cultiva pinha, graviola e goiaba, além de criar aves. Recentemente, o produtor acrescentou ao seu agronegócio a cultura do maracujá. “Nossa intenção é aproveitar de forma ideal a disponibilidade de água presente em na propriedade, algo raro nessa região de Alagoas”.

 Para iniciar novos cultivos, os pequenos produtores precisam identificar as opções mais apropriadas para sua realidade, considerando o tipo de solo, a realidade agrícola local, quantidade de água disponível, condições climáticas e, principalmente, o acesso às informações técnicas. Com a diversificação de cultura o produtor também incrementa a alimentação de sua família, aumentando a variedade dos produtos, o que traz uma melhora quantitativa e qualitativa para a dieta nutricional que pode contar com carne, grãos, frutas e raízes. O aumento da lucratividade é possibilitado pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor. E a existência de duas ou mais culturas na pequena propriedade gera o aumento da produção de alimentos sem aumento significativo de gastos.

Outro aspecto vantajoso da diversificação é o fato do produtor não ficar dependente dos rendimentos de uma única cultura, que pode sofrer com o ataque de pragas ou intempéries climáticas, inviabilizando, muitas vezes, uma colheita inteira. Segundo Fernando Pimentel, “a monocultura sempre nos traz riscos. Assim, ora com uma, ora com outra cultura, sempre estará garantida a sobrevivência financeira da nossa propriedade”.

 

2007/11/24
15'
José Carlos Caires
Email: caires@cpatc.embrapa.br
Telefone: (82) 3261-1322
Embrapa Tabuleiros Costeiros