Personal tools
You are here: Home Programação 2007 Como evitar a degradação das pastagens

Região Centro-Oeste / Sudeste

Medidas preventivas de manejo para evitar a degradação das pastagens

Arquivos para download Arquivo MP3 - Como evitar a degradação das pastagens

Prosa Rural traz dicas para pecuaristas enfrentarem o problema de degradação das pastagens

 

A degradação é um problema que atinge, em alguma medida, cerca de 70 por cento das áreas de pastagens cultivadas no Brasil. Para evitar este problema, o pecuarista precisa tomar alguns cuidados simples. Entre as principais causas da degradação estão as relacionadas à implantação inadequada da pastagem, ao manejo e uso de práticas prejudiciais ao pasto, a ocorrência de pragas, doenças e plantas invasoras e ao manejo dos animais.

Os ouvintes das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país podem conferir esta semana o Prosa Rural cujo tema é Como evitar a degradação de pastagens. A equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS) traz dicas simples que ajudam o produtor a manter a qualidade das pastagens. Em relação à implantação da pastagem, por exemplo, alguns cuidados necessários são a escolha de sementes de boa qualidade, práticas adequadas de conservação,  preparo e adubação do solo, manejo correto dos animais na fase de formação das pastagens.

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Armindo Kichel, enfatiza que que sai mais barato conservar o solo produtivo do que recuperá-lo depois de degradado. Durante o programa o pesquisador resume as principais técnicas para evitar a degradação e fala da importância de se manejar bem o pasto. Destaca a importância da formação do pasto e da sua conservação e manutenção para garantira longevidade e produtividade.

A degradação de áreas, antes produtivas, é um dos grandes problemas do produtor rural e objeto de preocupação da pesquisa. Terras improdutivas acarretam prejuízos para a agropecuária brasileira e afetam de forma negativa o ambiente. Antes de se preocupar com a recuperação dessas áreas, o ideal é evitar que fiquem degradadas.

Segundo Kichel, a degradação de pastagens tem aumentado e o problema deve ser combatido rapidamente. O pesquisador estima que cerca de 70% das áreas de pastagens cultivadas no Brasil apresentam algum grau de degradação. É importante destacar que quanto maior o grau de degradação da pastagem maior será o custo financeiro para sua recuperação, valendo a máxima “é melhor prevenir do que remediar”.

 

2007/09/03
15'
Eliana Cezar (DRT 15.410/SP)
Email: eliana@cnpgc.embrapa.br
Telefone: (67) 3368-2142
Embrapa Gado de Corte