Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2007 Identificação e controle de verminose em caprinos e ovinos

Região Semi-Árido

Famacha – Método prático de identificação de anemia em ovinos e caprinos

Arquivos para download Arquivo MP3 - Identificação e controle de verminose em caprinos e ovinos

Prosa Rural fala sobre o método Famacha para identificação e controle de verminoses em caprinos

  

O método Famacha é uma técnica simples para identificação e controle da verminose em caprinos e ovinos que será apresentada no Prosa Rural pela Embrapa Caprinos (Sobral – CE). A verminose é um dos grandes obstáculos para as criações de caprinos e ovinos. Com o método Famacha os animais são selecionados e apenas aqueles que apresentam sintomas de infestação recebem tratamento, sem a necessidade de fazer exames laboratoriais, ao contrário do método tradicional, em que todos os animais são medicados.

Para saber se o animal está doente é feita uma análise da cor da mucosa dos seus olhos para verificar se há sinais de anemia, havendo ou não a necessidade de medicação. Para isso, o método dispõe de um cartão ilustrativo com a relação entre a cor dos olhos e o grau da enfermidade.

Segundo o pesquisador da Embrapa Caprinos, Luís da Silva Vieira, “é um método muito fácil de ser assimilado pelo pequeno produtor”. Os produtores são orientados a usar o cartão para observar se o animal precisa do tratamento ou não, dispensando o exame laboratorial.

Essa tecnologia capacita produtores a identificar o grau anemia em caprinos e ovinos. O método Famacha é barato, pois o produtor só dá o medicamento para os animais que realmente necessitam. Outra vantagem é a redução da resistência dos vermes aos vermífugos, pois as drogas não são amplamente aplicadas nos animais.

 

2007/03/15
Ismar Maciel
Email: ismar@cnpc.embrapa.br
Telefone: (88) 3677-7092
Embrapa Caprinos