Personal tools
You are here: Home Programação 2007 Produção de doces e compotas de frutas tropicais

Região Semi-Árido

Aproveitamento de frutas tropicais no preparo de doces e compotas para agregar valor à produção

Arquivos para download Arquivo MP3 - Produção de doces e compotas de frutas tropicais

Produção de doces e compotas de frutas tropicais é tema do Prosa Rural

 

Muitos pequenos produtores que se dedicam ao cultivo de frutas tropicais para venda, mesmo destinando o excedente para o consumo da própria família, acabam tendo que lidar com sobras da produção sem saber que destino dar a essas frutas. Com a associação em cooperativas, os produtores podem criar pequenas agroindústrias e se dedicar à fabricação de doces e compotas, alternativa que permite aumentar a renda das famílias dos agricultores.

Durante o programa, o engenheiro agrônomo da Embrapa Agroindústria Tropical, Adriano Mattos, explica, passo-a-passo, como os produtores podem montar uma agroindústria. Para garantir o funcionamento da fábrica, é importante que os agricultores cultivem diferentes frutas, lembra Mattos, pois na entre-safra de uma delas, pode-se produzir derivados das outras. A fábrica pode ser instalada em uma casa ou galpão reformado com cerca de 50 metros quadrados. “A preocupação é que esta construção não favoreça o acúmulo de sujeira e nem a entrada de animais. Então deve ter um forro e as paredes e os pisos devem ser revestidos de um material lavável”, explica Mattos.

Os custos para instalação de uma agroindústria nestes moldes ficam em torno de R$ 50 mil reais, entre gastos com a construção e compra dos equipamentos, basicamente um fogão e um liqüidificador industriais, um freezer, panelas grandes e tanques de aço inox, além de mesas e pequenos utensílios. Uma fábrica dessas tem capacidade para beneficiar cerca de 1.200 kg de frutas por dia, produzindo aproximadamente 1.400 kg de doces em calda ou 1.300 kg de doces em massa. Antes de começar a produzir, é importante que os produtores façam um treinamento e tenham o acompanhamento de um engenheiro de alimentos para garantir a qualidade dos produtos.

 

2007/10/08
15'
Teresa Barroso (812CE JP)
Email: teresa@cnpat.embrapa.br
Telefone: (85) 3299-1907
Embrapa Agroindústria Tropical