Personal tools
You are here: Home Programação 2008 Conservação do solo nas atividades agrícolas

Região Sul

Técnicas de manejo do solo para reduzir riscos de degradação e para conservação do seu potencial produtivo

Arquivos para download Arquivo MP3 - Conservação do solo nas atividades agrícolas

Conservação do solo nas atividades agrícolas

O Prosa Rural dessa semana vai falar sobre agricultura conservacionista, isto é, promover práticas agrícolas capazes de garantir a conservação do ambiente, de forma equilibrada entre o uso da terra e o meio ambiente. Técnicas como plantio direto e terraceamento já não são suficientes para conter a erosão, que exigem da pesquisa novos conhecimentos sobre a atuação do agricultor sobre o solo.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin, o Sistema Plantio Direto é composto por uma série de tecnologias associadas, como rotação de culturas, volume de palha no solo, cobertura verde e outras técnicas que foram se agregando ao sistema, que precisou se adaptar ao longo do tempo. “Hoje trabalha-se não apenas o conceito de propriedade rural, mas de microbacia, uma comunidade que depende dos mesmos recursos hídricos, dispõe do mesmo tipo de solo, sofre as mesmas limitações ambientais e até mesmo econômicas. Assim, não basta mais ver somente o tipo de técnica de plantio, mas o resultado de uma série de práticas agrícolas que afetam todo o entorno. Isso é agricultura conservacionista”, explica Denardin.

A visão simplista da “análise do solo” foi complementada com estudos sobre as plantas que atuam sobre o solo. No sistema de plantio direto na palha as doenças permaneciam na superfície, assim como os insetos também permaneciam no ambiente. A palha não apodrecia e os problemas se perpetuavam. Então, fez-se necessário trocar a palha a cada safra para que as doenças também morressem, a chamada rotação de culturas.

 

 

2008/12/01
15'
Joseani Antunes (MTb 9396/RS)
Email: joseani@cnpt.embrapa.br
Telefone: (54) 3316-5860
Embrapa Trigo