Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2008 Orientações para plantio de pupunheira para produção de palmito

Região Norte

Dicas sobre escolha de muda e preparo de área para implantação de pomar de pupunheira para produção de palmito

Arquivos para download Arquivo MP3 - Orientações para plantio de pupunheira para produção de palmito
Arquivo MP3 - Release Falado 39 Norte

Orientações para o plantio de pupunha para a produção de palmito 

Muito conhecida na Amazônia, a pupunheira tem, como uma de suas principais finalidades, a produção de palmito. O Prosa Rural traz para os ouvintes da região norte orientações para o plantio da pupunha para a produção de palmito. O programa conta com a participação do pesquisador Vítor de Souza, da Embrapa Rondônia. Souza explica que, antes de se iniciar o plantio de pupunha para a produção de palmito, é essencial que o produtor observe se existe na região alguma indústria apta a adquirir o produto. 

Outro ponto importante é a produção de mudas, que não é tão simples quanto se imagina. Um cuidado essencial que os produtores devem ter é adquirir as sementes de agricultores cadastrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária  e Abastecimento. “Caso não tenha a disponibilidade dessa semente, ele deve procurar plantas sem espinho, plantas produtivas e plantas que tenham uma boa quantidade de  perfílio, já que é o perfílio que interessa para a produção de palmito”, explica o pesquisador.

Em relação ao local para plantio das mudas, o produtor deve preferir áreas planas ou levemente onduladas pois, segundo Souza, “isso facilita o plantio, o manejo da cultura, a colheita e o futuro transporte dos palmitos colhidos naquela área”. Outra orientação é procurar locais em que o solo seja bem drenado, não se esquecendo que a pupunha não tolera encharcamento. 

Além de produzir um ótimo alimento, a pupunheira tem várias outras utilidades. O caule das plantas, por exemplo, pode ser usado para a produção de tacos.

2008/10/23 22:00:00 GMT+0
15'
Daniela Collares (MTb/114/01 RR)
Email: daniela@cpafro.embrapa.br
Telefone: (69) 3225-9387
Embrapa Rondônia