Personal tools
You are here: Home Programação 2008 Plantio de mandacaru para alimentação animal

Região Semi-Árido

Plantio e uso do mandacaru como opção para alimentação animal na época da seca

Arquivos para download Release 41 Semi - Arido - Mandacaru sem espinhos.mp3
Arquivo MP3 - Plantio de mandacaru para alimentação animal

Plantio do mandacaru sem espinhos para a alimentação animal           

O Prosa Rural desta semana traz uma boa novidade para os pecuaristas do semi-árido nordestino: o cultivo do mandacaru sem espinho. O mandacaru é uma das poucas plantas que sobrevive à falta de chuva, que tanto castiga o sertão nordestino. Assim como a palma forrageira, ele se mantém verde e suculento mesmo nos longos períodos de estiagem. Por isso, é uma boa alternativa para a alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos nas épocas de seca.

Mas o manejo do mandacru tradicional é dificultado devido à presença dos espinhos. Além de procurar as plantas, o agricultor  tem que fazer o corte, acomodar os galhos na carroça, fazer o transporte até o curral da propriedade, fazer uma fogueira para queimar os espinhos e só então fornece a planta aos animais.

Durante o programa, o pesquisador da Embrapa Semi-Árido, Nilton Cavalcanti, traz informações mais detalhadas sobre o cultivo do mandacaru sem espinhos, espécie nativa que foi selecionada pela pesquisa. Para começar o plantio, o produtor só precisa cortar pedaços da planta, deixar secar de um dia pro outro e enterrar apenas uma parte desses pedaços no solo.

O manejo do mandacaru sem espinhos é simples, demandando cuidados já conhecidos pelos agricultores, os mesmos que se tem com a palma forrageira: capina, adubação e controle de pragas, por exemplo. Se o agricultor tiver esterco de curral, pode usar como fertilizante, já que o mandacaru aceita bem a adubação orgânica. Testes realizados no Campo Experimental da Caatinga e em roças de agricultores familiares demonstraram que o mandacaru pode ser bem produtivo.

2008/11/10
15'
Marcelino Ribeiro
Email: marcelrn@cpatsa.embrapa.br
Telefone: 87) 3862-1711
Embrapa Semi-Árido