Personal tools
You are here: Home Programação 2009 Como plantar castanha-do-brasil

Região Norte

Informações sobre preparo do solo, tempo de formação de mudas e cuidados no plantio de castanha-do-brasil.

Arquivos para download Resumo - Como plantar castanha-do-brasil
Arquivo MP3 - Como plantar castanha-do-brasil

Produção de castanha-do-Brasil a partir de sementes

 

Fruto típico da região norte do país, também conhecido como castanha-do-pará ou castanha-da-amazônia, a castanha-do-Brasil tem grande valor econômico. A amêndoa pode ser utilizada para fazer a extração de óleo. E a madeira da castanheira, árvore muito utilizada para reflorestamento, pode ser empregada na construção civil.
A propagação da castanha-do-Brasil é feita com mudas, que, em geral, podem ser formadas de duas maneiras diferentes: a partir de sementes ou por enxertia. No Prosa Rural dessa semana, o produtor vai ficar sabendo como fazer o plantio produzindo mudas a partir de sementes.
Sebastião Sales Lopes, técnico do Laboratório de Sementes da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus - AM), explica que para que as novas árvores sejam fortes e produtivas “as plantas selecionadas, de onde se vai colher as sementes, devem ser saudáveis e com copas bem formadas”. Sebastião fala também sobre a sementeira, uma estrutura que o produtor deve construir para formar as mudas antes de levá-las ao campo.
O programa traz dicas importantes em relação à formação das mudas, detalhando alguns cuidados necessários para que dêem origem a frutos de boa qualidade. Sebastião explica, por exemplo, como saber qual a época mais adequada para se levar as mudas ao campo, observando-se seu tamanho e o estágio de desenvolvimento em que se encontra.

 

2009/03/30
Adriana Ribeiro
Email: adriana.ribeiro@cpaa.embrapa.br
Telefone: (92) 3303-7860
Embrapa Amazônia Ocidental