Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2009 Criação de peixes

Região Nordeste / Vale do Jequitinhonha

Boas práticas de manejo e comercialização do tambaqui no baixo São Francisco

Arquivos para download Criação de peixes
Resumo - Criação de peixes

Criação de peixes

 

Diversificar as fontes de renda e criar um produto de alto valor comercial. Essa é a proposta da Embrapa Tabuleiros Costeiros quando propõe a criação de tambaquis em viveiros, empregando modernas técnicas de produção. No Prosa Rural dessa semana o produtor vai saber detalhes sobre a construção do viveiro, como, o tamanho que deve ter e qual o custo dessa construção.

Para o pequeno produtor a criação de peixes é um negócio lucrativo. Mas o piscicultor deve buscar informações antes de gastar o qualquer centavo. O pesquisador Paulo César Carneiro, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, fala sobre os cuidados que se deve ter antes de começar a atividade. Para ter uma criação de tambaquis lucrativa é preciso, por exemplo, estar atento à qualidade da água e à alimentação que será dada aos peixes. “A alimentação é o item mais caro para o produtor. Por isso o piscicultor deve comprar um alimento de boa qualidade e aproveitá-lo bem”, lembra o pesquisador.

Paulo César explica também que, para uma boa produção de peixes, “o produtor deve estar atento para a qualidade da água e para o manuseio”. Outro ponto que deve ser observado é a conservação do peixe até o local da venda. Para chegar ao local do abate em boas condições, os peixes devem ser transportados ainda na água. 

Vale lembrar que todo esse trabalho deve ser feito com a ajuda de um técnico para que os custos não sejam muito elevados.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

2009/04/10
15'
Sayonara Marinho
Email: sayonara@cpatc.embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1344
Embrapa Tabuleiros Costeiros