Personal tools
You are here: Home Programação 2009 Hortas caseiras orgânicas

Região Norte

Produção de hortaliças sem uso de agrotóxicos, com base em tecnologia limpa e em boas práticas da segurança alimentar.

Arquivos para download Resumo - Hortas caseiras orgânicas
Hortas caseiras orgânicas

Hortas caseiras orgânicas

Ter alimentos saudáveis, livres de resíduos de produtos químicos, é a principal vantagem de se cultivar hortaliças e verduras orgânicas. Além de proporcionar uma alimentação mais saudável para a família, o produtor pode incrementar sua renda comercializando o excedente da produção. É importante, porém, antes de investir na iniciativa verificar se há, na região, mercado consumidor interessado nesse tipo de produto.

A horta orgânica se caracteriza pela produção sem agrotóxicos, utilizando técnicas naturais para adubação e proteção do solo e para a manutenção da sua fertilidade, tais como compostagem a partir de resíduos orgânicos, cobertura morta, adubação verde e rotação de culturas, entre outras.
O Prosa Rural desta semana fala sobre hortas caseiras orgânicas contando com a participação do pesquisador da Embrapa Acre, Moacir Haverroth. “A horta orgânica é barata e uma opção fácil e rápida para se obter uma alimentação de melhor qualidade, já que a produção orgânica oferece alimentos com mais nutrientes”, explica. Moacir traz ainda orientação sobre o melhor lugar pra fazer uma horta orgânica caseira e que cuidados o produtor deve ter com sua manutenção.
E para mostrar que a adoção das hortas orgânicas dá certo, a produtora Rosângela Souza da Costa, do município de Senador Guiomard, no Acre, participa do Prosa Rural desta semana. Rosângela explica que começou a trabalhar com hortas orgânicas “porque é um projeto que traz saúde para dentro de casa”.

 

2009/04/24
Sabrina Gaspar
Email: sabrina@cpafac.embrapa.br
Telefone: (68) 3212-3272
Embrapa Acre