Personal tools
You are here: Home Programação 2009 Manejo da Caatinga para produção de forragem

Região Nordeste / Vale do Jequitinhonha

Técnicas de raleamento, rebaixamento e enriquecimento da vegetação nativa da Caatinga para produção de forragens de forma sustentável.

Arquivos para download Arquivo MP3 - Manejo da Caatinga para produção de forragem
Resumo - Manejo da Caatinga para produção de forragem

Manejo da Caatinga para a produção de forragem


O Prosa Rural desta semana traz informações sobre técnicas de manejo da vegetação da Caatinga visando o aumento e a estabilidade na produção de forragem, de forma sustentável, para alimentar o rebanho de caprinos e ovinos. É com o manejo adequado de espécies forrageiras que o produtor pode garantir alimento de boa qualidade para o rebanho no período seco do ano.

O produtor vai saber mais sobre esse assunto com a pesquisadora Mônica Matoso, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral -CE). “As técnicas recomendadas têm como base o manejo de plantas lenhosas e da pastagem mais baixa, que a gente chama de estrato herbáceo, com o objetivo de aumentar a produção e a disponibilidade de forragem”, explica a pesquisadora.

São três técnicas que o produtor pode adotar para o melhor manejo da vegetação da Caatinga: o raleamento, o rebaixamento e o enriquecimento. O raleamento consiste no controle seletivo de espécies lenhosas da Caatinga, com o objetivo de aumentar a produção de forragem do estrato herbáceo. Com o rebaixamento (broca manual de espécies lenhosas que servem para a alimentação animal à uma altura de 20 a 30 cm)  é possível obter um aumento na disponibilidade da forragem de árvores e arbustos mantendo-a ao alcance dos animais. Já o enriquecimento é a introdução de espécies forrageiras no sistema, podendo ser espécies nativas ou exóticas.

E a pesquisadora Mônica Matoso dá um alerta para os produtores que adotarem esses métodos de manipulação da Caatinga: preservação da mata ciliar, utilização de apenas 60% da forragem disponível e preservação das árvores no sistema para manter a biodiversidade da Caatinga, evitando o desaparecimento de plantas típicas da região são procedimentos fundamentais para que o produtor tenha forragem para seus animais o ano inteiro.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

 

2009/06/29
Ismar Maciel
Email: ismar@cnpc.embrapa.br
Telefone: (88) 3112- 7503
Embrapa Caprinos e Ovinos