Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2009 Uso de resíduos agrícolas na produção de energia renovável

Região Norte

Aproveitamento de resíduos agrícolas (galhos, cascas, restos de serrarias...) da propriedade rural para produção de energia.

Arquivos para download Arquivo MP3 - Uso de resíduos agrícolas na produção de energia renovável
Resumo - Uso de resíduos agrícolas na produção de energia renovável

Uso de resíduos agrícolas na produção de energia renovável


Uso de resíduos agrícolas na produção de energia renovável é tema do Prosa Rural desta semana. De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, qualquer resíduo agrícola ou florestal, como sobras de madeira, casca de arroz e de café, sabugo de milho, caroço de açaí, bagaço de limão e laranja, entre outros, pode ser matéria-prima para a produção de briquetes - uma fonte concentrada e comprimida de material energético que pode ser queimado no lugar da lenha.

Os briquetes são produzidos a partir de qualquer biomassa vegetal, matéria-prima que deve ser processada por uma briquetadeira, máquina com capacidade para processar entre 50 e 1000 kg/h de resíduos. O equipamento deve ser dimensionado para atender a cada propriedade e ter um custo de investimento e operacional compatível.

Durante o programa, Dilcio explica os procedimentos a serem adotados para a produção dos briquetes. O primeiro passo é manusear os resíduos com o mesmo cuidado com que se manuseia produção de alimentos. Além disso, devem estar fora de alcance da chuva e terra. Dado o primeiro passo, os resíduos devem ser secados e moídos. Logo após, o resíduo estará pronto para ser briquetado.

Com o material na mão é hora do produtor ganhar dinheiro. Dilcio sugere que o produtor busque, na cidade mais próxima, estabalecimentos comerciais que tenham forno ou caldeira para serem compradores dos briquetes produzidos. Pizzaria, padaria, hotel, olaria ou cerâmica, laticínios, indústria de gesso, entre outros que usam forno são sugestões.

É importante também fazer um plano de negócios para controlar os custos envolvidos nesta atividade, que pode ser feita com a parceria da assistência técnica ou da associação de produtores.  O produtor rural deve se organizar com outros produtores para adquirir equipamentos mais caros como briquetadeira, secador e picador.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

2009/06/22
Daniela Collares (MTb/114/01 RR)
Email: daniela.collares@embrapa.br
Telefone: (61) 3448-4845
Embrapa Agroenergia