Personal tools
You are here: Home Programação 2010 Agroecologia: produção agropecuária sem danos ao meio ambiente

Região Centro-Oeste / Sudeste

Como fazer a transição do sistema de produção agropecuário tradicional para o sistema agroecológico, que se baseia em técnicas ambientalmente sustentáveis.

Arquivos para download Resumo - Agroecologia: produção agropecuária sem danos ao meio ambiente
MP3 - Agroecologia: produção agropecuária sem danos ao meio ambiente

Agroecologia: produção agropecuária sem danos ao meio ambiente

Muito se tem ouvido falar sobre a Agroecologia, entretanto, a compreensão sobre este conceito ainda é deficiente. Confunde-se agroecologia com um novo tipo de mercado ou com a conhecida agricultura orgânica. Diferente disso, a agroecologia é uma área de conhecimento que está se consolidando no caminho para se estabelecer como uma ciência. No Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), João Carlos Canuto, explica o que é agroecologia e como o agricultor pode passar a produzir neste sistema.

“Agroecologia é um conjunto de princípios que pode ser aplicado a qualquer tipo de agricultura. No entanto, como exige o equilíbiro do sistema para que não haja doenças e pragas e para que a gente possa usar menos ou não utilizar agrotóxicos e produtos químicos, a agroecologia depende do aumento da biodiversidade”, destaca Canuto, durante  entrevista concedida ao Prosa Rural.

Segundo ele, qualquer agricultor que aumente a biodiversidade do sistema pode estar iniciando um processo de transição agroecológica. A redução do uso de agrotóxicos e substituição posterior por produtos naturais também são considerados passos para a transição agroecológica. “O auge dessa transição é o redesenho do sistema”, explica.

Ele explica, ainda, que a agroecologia, na prática, procura fomentar processos de produção não agressivos a meio ambiente (manejo ecológico de solos, cuidados com o uso da água e manejo sustentável da biodiversidade) e que tenham potencial para a inclusão social (participação, oportunidades de trabalho e melhoria da renda).

Para o avanço da transição agroecológica, o conhecimento de tecnologias é estratégico. “É fundamental o investimento em pesquisa para dar solução aos vazios tecnológicos hoje existentes, como bem se fez com a agricultura convencional ao longo de mais de um século”, afirma.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

2010/03/29
15'
Eliana Lima
Email: elima@cnpma.embrapa.br
Telefone: (19) 3311-2700
Embrapa Meio Ambiente