Personal tools
You are here: Home Programação 2010 Castanha-do-brasil: benefícios para a saúde

Região Norte

Valor nutricional da castanha-do-brasil e dicas para seu aproveitamento.

Arquivos para download MP3 - Castanha-do-brasil: benefícios para a saúde
Resumo - Castanha-do-brasil: benefícios para a saúde

Castanha-do-brasil: benefícios para a saúde

Versátil e nutritiva, a castanha-do-brasil ou castanha-do-pará, um dos produtos mais comuns e famosos da região amazônica, pode ser uma importante aliada para a saúde. Pouca gente sabe que além de rica em nutrientes, o alimento pode ser consumido in natura, na forma de farinha, como base para massas e mingaus ou ser utilizado no preparo do leite de castanha, que substitui o leite de coco.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Acre (Rio Branco/AC), Joana Maria Leite, que está no Prosa Rural desta semana, os benefícios da castanha para a saúde são notórios devido ao alto teor de nutrientes. “Três a quatro castanhas equivalem à quantidade de proteínas de um bife e o produto também é rico em minerais, como o selênio, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce e os casos de câncer”, declara.

A pesquisadora explica que o alimento constitui uma das mais importantes cadeias produtivas da economia da Amazônia. Sua extração é realizada por ribeirinhos, seringueiros e indígenas, portanto uma atividade profundamente incorporada aos costumes das populações tradicionais, como demonstrado no depoimento da extrativista Cecília Teixeira Mendes, que participa do quadro “Fala Produtor”. “Eu tive 15 filhos, todos se criaram comendo com leite de castanha”, conta dona Cecília, de 85 anos.

Além de conhecer as vantagens do consumo da castanha, os ouvintes podem aprender a fazer a farinha semi-desengordurada de castanha-do-brasil, o leite de castanha e no quadro “Pitacos da Hora”, a analista da Embrapa Acre, Luiza de Marillac, que tem como hobby a culinária, ensina o preparo do biscoito de castanha. Durante o programa, é possível perceber que o produto é aproveitado em diversos pratos da culinária da região Norte: as castanhas são adicionadas ao peixe, à carne seca, dentre várias outras receitas. Joana lembra que o ideal é o consumo de no máximo seis castanhas por dia.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

2010/05/24
15'
Pricila Viudes
Email: pricila@cpafac.embrapa.br
Telefone: (68) 3212-3272
Embrapa Acre