Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2010 Importância do reflorestamento

Região Nordeste / Vale do Jequitinhonha

Coleta de sementes nativas e construção de mini-viveiros de mudas para o reflorestamento de áreas degradadas.

Arquivos para download MP3 - A importância do reflorestamento
Resumo - A importância do reflorestamento

A importância do reflorestamento

Durante muitos anos, diversas regiões do Brasil foram devastadas e desmatadas de forma predatória e aleatória, resultando na morte de várias espécies de animais silvestres. O Prosa Rural desta semana destaca a importância do reflorestamento para a recuperação de áreas degradadas e tem a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). De acordo com o engenheiro agrônomo, Edvaldo dos Santos Reinando Filho, o produtor que deseja fazer o reflorestamento deve demarcar áreas degradadas de sua propriedade, próximas a nascentes, riachos e rios,  por exemplo, isolá-las  e realizar o plantio de espécies nativas de lento e rápido crescimentos.

“Precisamos fazer o reflorestamento urgente em virtude de começarmos a sofrer as consequências de problemas que estamos vivenciando atualmente como o aquecimento global,  o assoreamento de rios e enchentes, a poluição e a falta de água”, ressalta Edvaldo Reinaldo Filho.

Durante a entrevista concedida ao Prosa Rural, o engenheiro agrônomo da EBDA explica que é possível fazer o reflorestamento utilizando produtos da propriedade, por exemplo, produção de mudas com adubação orgânica e coleta de sementes nativas da propriedade.

Dentre os passos indicados por Edvaldo para se fazer o reflorestamento destacam-se os seguintes: demarcar a área a ser reflorestada; isolá-la de animais; escolher espécies adaptadas à região; observar o clima, o solo e o uso que foi dado à terra anteriormente para verificar a necessidade de uma adubação orgânica mais intensa; utilizar em torno de 50% de espécies pioneiras, com rápido crescimento; e privilegiar árvores frutíferas com o objetivo de atrair a fauna da região.

“É importante diversificar ao máximo as espécies plantadas para se chegar o mais próximo possível ao ambiente natural. Essa diversificação é fundamental”, ressalta Edivaldo Reinaldo Filho. Ele lembra, ainda, que quando a área ainda está pouco devastada é possível fazer a regeneração espontânea. “Isso acontece quando você isola a área. As plantas irão ressurgir se houver florestas ao redor, pois as sementes serão carregadas pelos pássaros e pelo vento”.

No programa desta semana você também confere o depoimento do produtor rural Amirton da Rocha Machado, mais conhecido como Amirtão. Ele tem uma propriedade em Uibaí, município da região de Irecê, na Bahia. Amirtão produz mudas para serem usadas no reflorestamento, desde 1976.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

2010/11/08
15'
Regina Regária
Email: rgenaria@uol.com.br
Telefone: (71) 3116-1846
EBDA