Personal tools
You are here: Home Programação 2010 Novas variedades de morango para cultivo em períodos quentes

Região Centro-Oeste / Sudeste

Variedades de morango mais produtivas e adaptadas ao clima quente garantem renda ao produtor durante a entressafra.

Arquivos para download MP3 - Novas variedades de morango para cultivo em períodos quentes
Resumo - Novas variedades de morango para cultivo em períodos quentes

Novas variedades de morango para cultivo em períodos quentes

O Prosa Rural desta semana fala sobre duas novas variedades de morango próprias para cultivo em períodos quentes: a Diamante e a Aromas. Recomendadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Espírito Santo, as duas veriedades são 45% mais produtivas do que as cultivadas tradicionalmente, chegando a 40 toneladas por hectare. Outra vantagem é que, na estação mais quente do ano, quando a produção de morango cai drasticamente, a Diamante e a Aromas alcançam o dobro da produção das cultivares convencionais.

O programa tem a participação da pesquisadora do Incaper, Andréa Ferreira da Costa, que fala sobre as vantagens do cultivo dessas duas variedades, principalmente em período quentes. Segundo Andréa, no quesito produtividade, enquanto a Oso Grande - principal cultivar plantada no Espírito Santo – atinge 27 t/ha, a Diamante chega a produzir em média 38 t/ha e, a Aromas, 40 t/ha. Isso representa uma produtividade aproximadamente 45% maior.

A pesquisa do Incaper desenvolvida no Espírito Santo mostrou que, de janeiro a março, período em que diminui a produção das variedades cultivadas no Estado – apenas 20% do total conseguem ser colhidas nessa época – a Diamante e a Aromas produzem o dobro. Com isso, o agricultor pode lucrar ainda mais, já que este é o período de entressafra da fruta.

Outra vantagem das variedades é a produção estável, ou seja, pouca variação de produtividade de um ano para o outro. Isso faz com que o produtor evite surpresas e tenha garantia de produção.

As variedades apresentam alto valor comercial, já que produzem frutos mais firmes do que as comuns, o que facilita o transporte e evita a perda do produto. Além disso, essas variedades geram frutos um pouco maiores do que o convencional e com melhor padrão. A Diamante e a Aromas mostraram, ainda, uma menor presença de mofo, doença que atinge grande parte dos frutos e provoca perda de produção.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

2010/05/03
15'
Paula Varejão
Email: paulavarejao@incaper.es.gov.br
Telefone: (27) 3137-9868
Incaper