Personal tools
You are here: Home Programação 2010 Produção rápida de sementes de muruci

Região Norte

Técnica simples para antecipar e unificar a germinação das sementes de muruci.

Arquivos para download MP3 - Produção rápida de sementes de muruci
Resumo - Produção rápida de sementes de muruci

Produção rápida de sementes de muruci

O tema do Prosa Rural desta semana é a produção rápida de mudas de muruci.  Como praticamente não existem plantios comerciais de murucizeiro no Brasil, a produção de frutos e polpas encontrada nas feiras e supermercados (a produção estimada de frutos é de 1.000 ton/frutos/ano) é toda obtida em área extrativo, isto é, em locais onde a planta ocorre espontaneamente.

A Embrapa Amazônia Oriental desenvolveu um processo simples e rápido de produção de mudas de muruci, que dispensa equipamentos sofisticados e permite a geminação desta planta em menor tempo (leva apenas 20 a 30 dias) e em maior quantidade. Por meio desta tecnologia, o percentual de sementes germinadas é bem mais alto do que o que ocorre na natureza.  A tecnologia permite um cultivo racional em grande escala e uma certa regularidade na produção, o que beneficia pequenos, médios e grandes produtores que podem atuar no mercado de polpas de frutas exóticas, que começa a ser valorizado nacionalmente.

O murucizeiro (Byrsonima) é um arbusto de 3 a 4 metros que nasce predominantemente em solos pobres arenosos. É uma planta rústica que responde bem quando é adubada.  É popularmente chamado de  muruci, na região norte do Brasil e  murici, no Nordeste. Existe também mais uma variante que é o  Muruxi, em Roraima. Na verdade, existem diversas espécies da mesma frutífera.

O muruci ocorre espontaneamente na América do Norte e No Brasil (especificamente nas regiões Norte, Nordeste e parte da região Sudeste). Os frutos podem ser ácidos e doces e são consumidos ao natural ou na forma de doces, compotas, cremes e sorvetes no Brasil, por exemplo. Na América do Norte (México) seus frutos são usados como recheios de carnes e sopas.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

2010/10/25
15'
Sabrina Gaspar
Email: sabrina@cpatu.embrapa.br
Telefone: (91)3204 1240
Embrapa Amazônia Oriental