Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2011 Manejo adequado do bananal aumenta rendimento e qualidade dos frutos

Região Norte

Manejo adequado do bananal aumenta rendimento e qualidade dos frutos.

Arquivos para download MP3 - Manejo adequado do bananal aumenta rendimento e qualidade dos frutos
Resumo - Manejo adequado do bananal aumenta rendimento e qualidade dos frutos

Manejo adequado do bananal aumenta rendimento e qualidade dos frutos


A banana é um importante produto para a agricultura familiar porque serve como alimento e fonte de renda. Apesar de simples, a cultura requer alguns cuidados no manejo para garantir o sucesso da produção. O Prosa Rural desta semana ressalta quais são esses procedimentos, que começam antes mesmo do plantio.

A escolha da área e das mudas são os primeiros passos para o sucesso do bananal. “O agricultor deve procurar mudas sadias e de uma variedade adaptada à região. A área precisa ter características de solos apropriadas ao cultivo e o local deve ser de acesso fácil para facilitar o transporte dos frutos”, destaca o pesquisador da Embrapa Acre, Romeu de Andrade Neto.

Nesta etapa inicial, a análise de solos é uma ferramenta importante que auxiliará no cálculo da adubação. “É preciso o acompanhamento de um profissional para determinar o melhor método de adubação e o agricultor pode procurar a assistência técnica estadual para fazer isso”, diz.

Outro ponto que o programa destaca é a necessidade do agricultor estar atento ao bananal, realizando visitas freqüentes para verificar se há ataque de pragas e doenças e executar as medidas de controle e de manejo. “O agricultor precisa estar constantemente no bananal, fazendo as práticas culturais que destacamos no programa para, dessa forma, elevar a produtividade do bananal”, afirma Romeu.

O Prosa Rural aborda ainda as principais pragas e doenças que ocorrem dessa cultura na região amazônica: a sigatoka-negra e a broca da bananeira. “A sigatoka-negra escurece as folhas e pode levar a perdas de até 100%. Como alternativa, o agricultor pode utilizar variedades resistentes, recomendadas pela Embrapa: Thap Maeo (tipo maça) e japira e precisa (do tipo prata)”,a firma a pesquisadora Maria de Jesus Cavalcante, outra entrevistada do Prosa Rural.

Para o controle da broca da bananeira, o quadro Pitacos da Hora traz uma receita simples, com iscas para atrair o inseto causador da praga. “Também é importante fazer o tratamento das mudas antes do plantio, com uma solução a base de água sanitária”, afirma o engenheiro agrônomo Gilberto Costa.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

2011/10/24
15'
Embrapa Acre

Colaborador URL
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br