Acesso à informação Portal de Estado do Brasil
Personal tools
You are here: Home Programação 2011 Silagem de cana-de-açúcar como alimento para bovinos na época da seca

Região Centro-Oeste / Sudeste

Silagem de cana-de-açúcar: custos, como fazer e como utilizar.

Arquivos para download MP3 - Silagem de cana-de-açúcar como alimento para bovinos na época da seca
Resumo - Silagem de cana-de-açúcar como alimento para bovinos na época da seca

Silagem de cana-de-açúcar como alimento para bovinos na época da seca

A silagem de cana-de-açúcar é uma das alternativas para alimentar o gado bovino na época das secas, quando os pastos ficam altamente prejudicados, em volume de alimento e em qualidade nutritiva. No Centro-Sul do Brasil traz a vantagem adicional de a safra de cana coincidir, grosso modo, com a época das secas.

Muitos pecuaristas utilizam a cana fornecida diretamente ao gado, picada logo após a colheita. Mas a silagem de cana traz algumas vantagens, como a concentração de todas as operações (corte, picagem, transporte) em poucos dias, com  melhor eficiência de colheita e manejo dos canaviais e dos rebanhos. A silagem é feita também quando ocorrem sobras nos canaviais ao final da safra, sendo também indicada como solução de emergência na ocorrência de incêndios e geadas, para evitar a perda total da forragem.

Um aspecto que dificulta a silagem de cana, mas que pode ser solucionado adotando técnicas e manejo adequados, é o fato de fermentar intensamente, devido à atividade de leveduras que utilizam os açúcares para seu crescimento, produzindo etanol (álcool). O teor de etanol em silagens de cana pode chegar a 23%, acarretando perdas de até 30% da matéria seca durante a fermentação, com grande redução no valor nutritivo da silagem. Desta forma, para que a produção de silagem de cana-de-açúcar seja viável, é fundamental o uso de aditivos capazes de controlar a fermentação alcoólica nestas silagens.

Diversos aditivos têm sido avaliados com vistas ao controle da fermentação alcoólica em silagens de cana-de-açúcar. Entre os mais estudados estão a ureia, os inoculantes bacterianos e a cal virgem micro pulverizada. Resultados da pesquisa indicam que silagens de cana-de-açúcar aditivadas podem ser utilizadas sem problemas na alimentação de vacas leiterias, bovinos de corte e ovinos, permitindo bons índices de desempenho dos animais. O custo adicional que os aditivos representam são altamente compensados pelo menor custo da silagem em si, quando comparada com a silagem de milho, por exemplo.

Saiba mais sobre o tema desta semana, ouvindo o Prosa Rural, programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

2011/04/14
15'
Jorge Reti
Email: jreti@cppse.embrapa.br
Telefone: (16) 3411-5663
Embrapa Pecuária Sudeste

Colaborador URL
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br