Personal tools
You are here: Home Programação 2012 Uso de sementes de qualidade para o plantio de feijão

Região Centro-Oeste / Sudeste

Dicas para a escolha de sementes sadias

Arquivos para download MP3 - Uso de sementes de qualidade para o plantio de feijão
Resumo - Uso de sementes de qualidade para o plantio de feijão

Uso de sementes de qualidade para o plantio do feijão

As condições ambientais, como clima e solo, o manejo do terreno, a quantidade e a distribuição de plantas na área, além dos aspectos culturais e fitossanitários são alguns dos componentes importantes do sistema de produção que podem afetar o rendimento da lavoura. No entanto, um dos fatores fundamentais para o plantio é a qualidade da semente. A semente é o meio de sobrevivência das espécies e sua principal finalidade é assegurar a continuidade da vida. Portanto, deve ter pureza física e genética, qualidade fisiológica e sanidade. Para falar sobre o uso de sementes de qualidade para o plantio do feijão, o Prosa Rural desta semana convidou a analista em Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), Luciene Camarano.

“Normalmente, em um campo de produção de sementes são necessários cuidados preventivos, pois das quase 30 doenças que ocorrem no feijoeiro, apenas três não são transmitidas através das sementes”, explica Luciene durante sua participação no Prosa Rural. E diversas são as doenças cujos agentes são transmissíveis pela semente, como: antracnose, mancha-angular, murcha-de-fusarium, podridão-radicular-seca, mela, murcha-de-curtobacterium, crestamento-bacteriano-comum e mosaico-comum.

A técnica da Embrapa Arroz e Feijão chama atenção quanto ao primeiro cuidado que o agricultor deve ter para se tornar um produtor de sementes de feijão. “O primeiro cuidado é com relação à legislação”, destaca lembrando que no Brasil existe a Lei 10.711 de 05/08/2003, que regulamenta toda a produção de sementes no País. “Normalmente, um campo de produção de sementes deve ser comunicado e informado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e obedecer as regras da legislação”, complementa.

Outro item a ser observado é com relação ao Roguing: prática de examinar cuidadosa e sistematicamente o campo de produção de sementes com o objetivo de remover as plantas indesejáveis. “Este tipo de operação visa garantir a pureza genética, ou seja, assegurar que dentro daquele campo só existam plantas da determinada cultivar que se quer produzir”, detalha Luciene.

A limpeza de máquinas e equipamentos também é outra preocupação que o produtor de sementes precisa ter para garantir a pureza genética das plantas e sua fitossanidade.  “A limpeza de máquinas e equipamentos necessita ser mais rigorosa do que em campos comerciais”, complementa a entrevistada do Prosa Rural.

Nesse sentido, a Embrapa Arroz e Feijão recomenda importantes procedimentos para que o produtor de sementes obtenha sementes de feijão de qualidade: escolha da área, época de semeadura, limpeza da semeadora, espaçamento e densidade de plantas, realização de vistorias periódicas nos campos de produção, eliminação de plantas atípicas, controle de plantas daninhas, aplicação de fungicidas, aplicação de inseticidas, colheita e beneficiamento, secagem das sementes, controle de pragas que ocorrem nos armazéns, teste de qualidade fisiológica e sanitária do produto colhido, dentre outros.

Saiba mais sobre este assunto no Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

2012/07/09
Hélio Magalhães (MTb/MG 4911)
Email: helio@cnpaf.embrapa.br
Telefone: (62) 3533-2108
Embrapa Arroz e Feijão

Colaborador URL
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br